Ainda não é aluno? 
>

O que faz um assistente de logística? Conheça 10 funções!

Profissão

O que faz um assistente de logística? Conheça 10 funções!

Afinal, quais são as funções do assistente de Logística dentro das empresas? Tire as suas dúvidas e saiba mais sobre o tema!

Você já se perguntou o que faz um assistente de Logística? Essa é uma das profissões que mais crescem no mercado e compreender as suas características pode fazer toda a diferença no seu futuro!

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para explicar não só as funções desse profissional, como também a relevância deles para o dia a dia das empresas dos mais diversos nichos.

E então, tudo pronto? Vamos continuar e descobrir os detalhes sobre o dia a dia dos assistentes em Logística, além de conferir algumas dicas para fazer parte dessa carreira. Boa leitura!

O que é um assistente de Logística?

Ele é um profissional que desempenha um papel de suporte no gerenciamento e execução das operações logísticas de uma empresa.

Sendo assim, são as pessoas responsáveis por ajudar nas atividades diárias relacionadas à cadeia de suprimentos, desde o planejamento até a entrega final dos produtos. Ou seja: são indispensáveis para que as empresas sejam tocadas da maneira correta!

O que faz um assistente de Logística?

Chegou a hora de você descobrir quais são as atribuições do assistente de Logística! Vamos lá?

1. Armazenagem

O assistente de logística organiza e controla o estoque de forma eficiente, garantindo a disponibilidade dos produtos e a otimização do espaço no armazém. Isso é fundamental para a satisfação do cliente e para o funcionamento da empresa.

2. Recebimento

Além disso, ele recebe e verifica a precisão das mercadorias entregues, registrando as informações e garantindo a integridade dos produtos. É preciso ter muita atenção e um olho ligado para encontrar qualquer irregularidade!

3. Embalagem

Esse profissional também faz a preparação e capricha nas embalagens adequadas para os produtos, garantindo a proteção durante o transporte e o cumprimento dos requisitos que se fazem presentes nesse contexto.

4. Processamento de pedidos

O assistente recebe, verifica e processa os pedidos dos clientes, garantindo a correta separação dos produtos e a preparação para a entrega. Ou seja: mais uma função importantíssima para o dia a dia das empresas de qualquer segmento.

5. Registro

O assistente de logística mantém registros precisos de todas as atividades mencionadas acima, como recebimento, armazenagem, envio e movimentação de estoque, para fins de controle. É uma forma de manter tudo organizado e evitar qualquer problema.

6. Distribuição

Ele também fica encarregado de coordenar e organizar a distribuição eficiente dos produtos, planejando rotas, gerenciando transportadoras e garantindo a entrega no prazo. Por isso, quando os produtos chegam à nossa casa ou ao mercado… há um dedinho do assistente de Logística por ali!

7. Compras

O assistente de logística realiza pesquisas de mercado, negocia com fornecedores, emite pedidos de compra e monitora os prazos de entrega para garantir o suprimento adequado de materiais e produtos. Nada pode ficar faltando no estoque!

8. Gerenciamento de estoque

E por falar nisso, ele também monitora os níveis de estoque, realizando inventários regulares e implementando estratégias para evitar excesso ou falta de produtos.

9. Monitoramento de frotas

Quando a empresa possui uma frota própria de veículos, o assistente pode ajudar a rastrear a localização dos veículos, além de realizar o monitoramento do consumo de combustível e agendar manutenções, entre outros detalhes.

10. Organização de documentos

A gestão dos documentos como faturas, notas fiscais e documentos de importação/exportação também pode estar sob responsabilidade do assistente, que deve organizá-los, guardá-los e, se necessário, refazê-los.

assistente de logistica

Onde ele pode atuar?

Alguns dos principais locais onde um assistente de logística pode trabalhar incluem:

  • empresas de transporte e logística;
  • empresas de manufatura;
  • varejo e comércio eletrônico ou de lojas físicas;
  • empresas de importação e exportação
  • setor de serviços, como companhias aéreas, empresas de entrega de alimentos e muito mais.

Basicamente qualquer negócio que receba e envie mercadorias pode contar com a expertise de um auxiliar de Logística. Assim, há vagas aos montes, em um dos setores mais aquecidos do mercado atual.

De acordo com o Salário.com.br, um portal especializado no assunto, o assistente de Logística tem uma média salarial inicial de R$ 2.413,71, mas que pode tranquilamente ultrapassar os R$ 5.000,00 à medida que o profissional adquire mais experiência.

Sendo assim, temos aqui uma boa oportunidade de carreira para quem gosta de lidar com empresas e um ambiente organizado, além de ter uma boa capacidade de observação e gostar de tarefas de gestão.

Como se tornar um assistente de Logística?

O melhor caminho para alguém se tornar um assistente em Logística é fazer um curso técnico na área. Eles permitem que a qualificação seja obtida rapidamente e, assim, facilitam a sua entrada rápida no mercado de trabalho.

Como a Proz Educação pode ajudar?

A Proz Educação oferece um curso técnico de Logística com tudo o que você precisa para entrar no mercado de trabalho com o pé direito. A nossa certificação é válida em todo o Brasil e carrega o nome de uma instituição que faz acontecer no mercado de trabalho.

Pessoas com mais de 17 anos e que estejam cursando (a partir do 2º ano) ou terminaram o ensino médio podem fazer a inscrição e estudar! Em 12 meses, você terá um diploma que vai permitir a busca por vagas dentro de empresas em todo o território brasileiro.

Nosso curso conta com os seguintes diferenciais:

  • estrutura ampla e moderna, com laboratórios e salas de aula equipadas;
  • suporte à inserção no mercado de trabalho, com aulas práticas que imitam o dia a dia profissional desse assistente;
  • oferta de estágios;
  • inserção no mercado de trabalho antes do fim do curso, a partir de certificações dadas com a conclusão dos módulos;
  • atividades online, que permitem uma melhor gestão de tempo por parte do estudante e muito mais!

Gostou de saber o que faz um assistente de Logística e aprender detalhes sobre essa profissão? Agora, você está mais perto de se decidir se essa é ou não a carreira certa para você. Continue assim, pesquisando e se informando bastante!

E para dar continuidade a isso agora mesmo, aproveite para conferir o teste vocacional da Proz Educação! Quem sabe ele não ajuda você a ter uma noção melhor de qual seria a carreira ideal para o seu futuro?

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais