Entenda a dinâmica do mercado de trabalho e saiba como se preparar para conquistar uma vaga.
Muitos estudantes que buscam o curso técnico sonham em ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho rapidamente.
Diferentes estudos mostram que as chances de empregabilidade aumentam em até 80% quando se tem diploma de ensino técnico.
Na prática, porém, o que isso significa?
Se você tem dúvidas, não deixe de ler este texto até o final! Vamos explicar o que é mercado de trabalho, como ele está atualmente e quais são os principais desafios para o ingresso, além de dar dicas sobre o que é preciso para conquistar uma oportunidade.
Boa leitura!
O termo “mercado de trabalho” é usado para definir a relação entre a demanda e a oferta de empregos. Isso significa que de um lado há os profissionais que oferecem a força de trabalho e, do outro, os empregadores que buscam a mão de obra.
Dizer que o mercado está aquecido refere-se a uma relação positiva entre oferta e demanda. Nesse caso, há abertura de vagas e realização de contratações.
Já o contrário — o mercado é considerado “desaquecido” — ocorre quando não há oportunidades de emprego suficientes. Dessa forma, a relação entra em desequilíbrio com uma oferta de profissionais superior às vagas oferecidas.
Se há o fechamento de postos de trabalho, afirma-se que o mercado está em recessão. O desequilíbrio é ainda maior: há o aumento da força de trabalho disponível e a redução da oferta de vagas.
O mercado pode ser dividido de acordo com as atividades produtivas. Nessa classificação, temos:
O trabalhador lida diretamente com a matéria-prima. É o caso da agricultura, pesca, pecuária, extração vegetal e mineral, por exemplo.
O trabalhador lida com a transformação da matéria-prima, como ocorre na indústria.
Envolve as relações interpessoais, como o varejo e a prestação de serviços.
Diz respeito ao compartilhamento de informações e conhecimento. Nessa linha, estão pesquisa científica, tecnologias da informação e da comunicação, robótica, consultorias e planejamentos financeiros.
O mercado de trabalho no Brasil está em fase de recuperação. A pandemia de Covid-19 agravou o cenário de crise econômica que o país já estava vivendo. Agora, com a vacinação e o maior controle da crise sanitária, empresas que se mantiveram ativas estão retomando as contratações.
As oportunidades têm surgido em áreas específicas que podem contribuir para essa fase de recuperação. Por isso, alguns segmentos estão em maior evidência. Confira:
Quem pretende ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho encontra desafios diferentes pelo caminho. Para ambos os casos, as soluções são semelhantes.
Profissionais que buscam o primeiro emprego enfrentam a barreira da inexperiência. No entanto, isso não precisa ser um entrave para conseguir uma vaga. Uma formação de qualidade e a realização de estágio podem compensar no currículo.
Aqueles que estão mudando de área já conhecem a realidade do mercado, mas precisam provar que tiveram uma boa adaptação à nova área profissional. Isso também pode ser comprovado por meio de uma educação de qualidade.
As principais dicas para se destacar no mercado de trabalho são:
Viu como se preparar para o mercado de trabalho é importante? O ensino técnico traz as ferramentas necessárias para quem deseja começar a carreira logo após o ensino médio.
Unindo teoria e prática, é possível ter uma formação profissional completa em pouco mais de um ano. Entenda o que é curso técnico e como ele funciona.