Preparamos este artigo sobre o mês de Janeiro Roxo com objetivo de informar sobre a Hanseníase que é uma doença milenar que afeta até 30 mil pessoas por ano, para conscientizar, prevenir e tratar!
A hanseníase é uma das doenças mais antigas da humanidade, tida como milenar, crônica e curável que atinge cerca de 30 mil pessoas por ano, afetando os nervos e a pele.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país com maior número de casos no mundo, perdendo apenas para a Índia.
O mês de Janeiro Roxo é uma campanha com o objetivo de informar a população por meio da conscientização, prevenção e tratamento da hanseníase que no país, ainda é um problema de saúde pública.
Preparamos este artigo pensando em notificar o máximo de pessoas possíveis sobre a hanseníase doença causada por uma bactéria. Confira!
A hanseníase é uma doença que afeta os nervos e a pele, pode ser transmitida de uma pessoa para outra, podendo alterar a sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e gerar problemas com a força muscular em mãos, braços, pés, pernas e olho, como também incapacidades permanentes.
Os sintomas mais comuns causados pela hanseníase são:
E todos esses sintomas comuns listados acima causam alterações nas extremidades das mãos, dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nádegas e pernas.
Os tipos de hanseníase estão relacionadas a forma que o organismo reage a bactéria conhecida cientificamente como Mycobacterium leprae causador da doença e são divididos em quatro tipos:
A hanseníase é transmitida através da respiração e também por inalação de gotículas que possuem a bactéria Mycobacterium leprae (M. leprae), por meio de tosses, espirros e também por contato com a pele.
A bactéria causadora da doença pode infectar grande número de pessoas, porém a minoria adoece, pois o maior número de pessoas tem capacidade imunológica para combater a doença.
O tratamento da hanseníase é feito por medicamentos com ação antimicrobiana, que no Brasil são distribuídos de forma gratuita após o diagnóstico da doença no Sistema Único de Saúde (SUS).
A duração do tratamento pode ser feita de 6 a 24 meses, tudo depende do estágio em que a doença está, sem necessidade de internação hospitalar, exceto se existir complicações clínicas.
A campanha do mês de Janeiro Roxo tem como objetivo geral comunicar e orientar sobre a importância da conscientização, prevenção e tratamento da hanseníase que é uma doença existente desde o princípio entre os seres humanos e continua atingindo inúmeras pessoas.
Se atentar e identificar uma doença como a hanseníase com diagnóstico precoce evita sequelas graves e reduz os danos como alteração da sensibilidade e incapacidades físicas.
Vem conferir no nosso blog mais assuntos relacionados a área da saúde e veja também nosso Curso Técnico em Enfermagem!